MATÉRIAS
 
2 - CONHEÇA AS PEDRAS
 
ROCHAS
Rocha é um agregado natural de um ou mais minerais As rochas ocorrem em extensões consideráveis na crosta terrestre, e na maioria das vezes podem ser representadas em mapas geológicos. São nitidamente individualizadas porque os minerais se agregam obedecendo a leis físicas ou físico químicas, dependendo das condições em que se forma.

GRANITOS
Granito é mais comum das rochas magmáticas encontradas em massas rochosas de grandes proporções. Os granitos se apresentam em cores que variam em função do tipo de feldspato presente, que pode ser avermelhado, rosado ou amarelado. Mineralógicamente, os granitos compõem-se de feldspato e quartzo, biotita ou muscovita e anfibólios todos como minerais essênciais e vários minerais acessórios como zirconita, turmalina, fluorita, rutilo, hematita, etc. A mineralogia do granito classifica-o como rocha leucocrática.

MÁRMORES
São rochas rochas resultantes do metamorfismo dos calcários e dos dolomitos. A recristalização de calcita microscópica formam cristais microscópicos que dão à rocha um aspecto sacaróide, às vezes, com cristais justapostos em cristalização grosseira. A coloração é muito variada. Podendo ser branca, rósea, acinzentada, esverdeada, avermelhada e até mesmo preta. É comum apresentarem bancas micáceas e inclusões de minerais metamórficos como o talco, a serpentina, a grafita, etc. Raramente são encontrados diopisídio, tremolita, wollastonita e epidoto.

QUARTZITO
São rochas provenientes do metamorfismo dos arenitos. Os grãos de quartzo da rocha original. Iniciam um crescimento na superfície. Invadem os intertícios, formando uma textura granular umbricada. Os quartzitos são geralmente brancos, rosados ou vermelhos. A argila no arenito forma muscovita no quartzito.

ARDÓZIA
São rochas de granulações fina, microcristalina, com cores que variam de cinza a preto. Também podem ser verdes, amarelas e vermelhas. Tem boa divisibilidade, e é caracterizada por um "clivagem" perfeita, a ponto de ofecer grandes placas antigamente usadas como lousas e em alguns países, como telhado. É fácil ser riscada por canivete. Algumas ardósias exibem mica em abundância e outras, quartzo de granulação fina. Existem ardósias ricas em sericita e clorita. As vezes contém piritas.
 
 
voltar | voltar home
© 2007 - Pillar Pedras Decorativas, Mármores e Granitos Ltda
Desenvolvimento: WPOA - Projetos Visuais